COMPRA NA INTERNET? VEJA COMO EVITAR TAXAS ALFANDEGÁRIAS - Luso.pt
Método de enviou
A escolha na forma de enviar uma encomenda pode ser relevante para o possível pagamento de taxas ou o valor da taxa a pagar na alfândega. Ao solicitar o enviou da sua encomenda por transportadoras privadas, a probabilidade da encomenda ser analisada na alfândega é quase de 100%, sendo até do interesse das transportadoras que isso ocorra para poderem ganhar mais dinheiro com taxas de armazenamento. Se solicitar o enviou por correio normal (se vier dos EUA designado por “USPS”), existe uma probabilidade mais reduzida fase as transportadoras, da encomenda ser analisada na alfândega ou pelo menos o valor total a pagar na alfândega será menor devido a não existir valores exorbitantes das taxas de armazenamento. Pode saber mais sobre os métodos de enviou, aqui…
Valor da encomenda
Normalmente quanto mais alto for o valor da encomenda, maior a probabilidade da mesma ficar retida na alfândega. Por norma, valores superiores a 25€ (se vier descrito claramente que foi uma compra on-line) ou superiores a 45€ (se não vier descrito que foi compra on-line), a encomenda ficara sujeita ao pagamento de taxas. Relembramos que solicitar a declaração de valores inferiores ao que foi pago, numa tentativa de não pagar taxas, apesar de poder vir a resultar, está a incorrer em fraude e pode ficar sujeito a coimas.
Sem factura
Se uma encomenda ao chegar alfândega tiver valores descriminados é quase certo que ficara retida e terão de ser pagas taxas. A forma de evitar essa situação e de reduzir a possibilidade da encomenda ficar retida na alfandega, são:
- Solicitar ao comerciante que a encomenda seja enviada sem factura;
- Em muitas lojas on-line, esta disponível a opção de enviou como presente (“Send Gift”). Visto que a encomenda é enviada como fosse um presente, não irá com valores comerciais descriminados, o que reduz a probabilidade de ficar retida na alfândega ou o valor da taxa a pagar;
- Semelhante ao enviou como presente é solicitar que a encomenda seja enviada como “Repair”, o que indicara que o produto veio de uma reparação e não se trata de uma compra. Também pode ser solicitado o enviou como “Sample”, o que indica que o produto é apenas para avaliação e que não se trata de uma compra.
Apesar de ser uma forma de enviou que pode resultar, actualmente não é a mais recomendada.
Volume da encomenda
Se a encomenda é de um grande volume a probabilidade de a mesma ficar retida na alfândega é grande. Mas caso a encomenda tiver um volume reduzido ou pequeno, essa probabilidade de ficar retida é menor. Poderá tentar dividir os produtos desejados em várias remessas, a desvantagem é ter de pagar vários portes de enviou, mas poderá compensar.
Relembramos, mesmo que utilize algum destes métodos para evitar pagar taxas alfandegárias, não é garantia que resultem em todas as encomendas que realizar. Mas se seguir algumas destas dicas, sempre que possível, poderá aumentar a probabilidade das suas encomendas ficarem livre de pagamento de taxas ou pelo o menos a redução do seu valor.
Estas sugestões não são garantias do não pagamento de valores alfandegários. Uma coisa é certa, se comprar dentro da UE, não vai pagar qualquer taxa.