Como Poupar Energia no Frigorífico - Economias.PT
Para poupar energia e dinheiro no frigorífico siga estas dicas. Como este eletrodoméstico representa normalmente 30% do consumo energético de um lar, é importante saber economizar no frigorífico.
- Procure comprar um modelo de eficiência energética classe A+++.
- Instale o frigorífico longe de fontes de calor como o fogão e num local não diretamente exposto ao sol.
- Certifique-se de que a circulação do ar na base e da parte traseira do aparelho é suficiente. Lembre-se que o frigorífico deve ficar a uma distância mínima de 10cm da parede.
- Coloque os alimentos no frigorífico consoante os diferentes níveis de refrigeração, evitando empilhar os mesmo para permitir a circulação do ar entre eles. Um frigorífico ou congelador cheio é mais eficiente do que um vazio, pelo que deve rechear o mesmo corretamente, colocando os alimentos nos respetivos compartimentos.
- Não coloque alimentos ainda quentes no frigorífico e mantenha a temperatura entre os 3º e os 5ºC. No congelador a temperatura não deve ultrapassar os -18ºC.
- Não mantenha a porta aberta durante muito tempo, nem a abra com frequência. É preferível que retire tudo o que precisa de uma só vez. Ao arrumar as compras também de uma só vez, retire as embalagens que são desnecessárias nos alimentos. Verifique se a porta ficou bem fechada.
- Ao descongelar alimentos, coloque-os na parte frigorífica: o frio libertado contribuirá para refrigerar o aparelho.
- Limpe o condensador, na parte traseira do frigorífico, a cada 4 meses. Não se esqueça de limpar regularmente o gelo acumulado no congelador (se este exceder 2mm gastará mais 10% de energia).
- No inverno coloque a temperatura numa posição de frio menos intensa.
- Se a borracha das portas do frigorífico não estiver em boas condições, troque-a.
- Em caso de ausência prolongada, esvazie o frigorífico e desligue-o da corrente.