Água Denuncie o desperdício - Deco
Há 25% de perdas de água nos sistemas de abastecimento público, mas há municípios onde este número triplica. E quem paga a fatura é o consumidor.
As perdas de água são o sinal mais visível de um dos maiores problemas do setor. Ter água de qualidade, em quantidade e a preço acessível, requer a gestão eficiente do investimento, da política tarifária, a manutenção das infraestruturas e a minimização das perdas, desde a captação até ao local de consumo. O desconhecimento do valor das perdas de água e a falta de planos de ação provoca custos desnecessários relacionados com a quantidade de água captada e depois perdida, mas já tratada. As perdas de água contribuem para a cobertura insatisfatória da recuperação de custos.
A DECO defende o ajustamento dos tarifários, mas com a garantia da eficiência das entidades gestoras, nomeadamente nas perdas de água. Os custos da ineficiência das entidades gestoras, como tratamento, transporte e distribuição da água perdida, não devem refletir-se nos tarifários. O aumento tendencial das tarifas tem sido justificado pela necessidade de recuperar os custos, para atingir a sustentabilidade do serviço.
A deco dá seguimento à sua denúncia, reencaminha os seus dados para a entidade gestora de abastecimento de água do município e para a entidade reguladora dos serviços de água (ERSAR).
Denuncie qualquer desperdício através deste link: